O MUNDO REAL COMO FORÇA MOTRIZ NAS METODOLOGIAS ATIVAS

Autores/as

  • Fábio Francisco Costa dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alexandre Guilherme Motta Sarmento Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palabras clave:

Metodologias ativas, Aprendizagem baseada em problemas, Metodologia da problematização, Aprendizagem baseada em projetos

Resumen

Este trabalho pretende analisar estratégias de aprendizagem baseadas na solução de problemas reais, e, para tal, foram selecionadas três metodologias que possuem essas características: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Metodologia da Problematização ou Arco de Maguerez e a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL – “Problem Based Learning”). Aspira-se identificar qual a importância da conexão do aprendizado com as experiências do aluno em seu meio, visando a solução de problemas do cotidiano e de natureza prática, trazendo à tona propostas para implementação e melhoria do mundo ao seu redor. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica, este estudo investiga os principais autores e suas pesquisas sobre o tema, fazendo uma análise detalhada de cada metodologia e da forma com que elas amparam um aprendizado mais efetivo. Pretende-se assim, trazer reflexões sobre como se processam as metodologias abordadas e trazer contribuições que possam apontar caminhos para a melhoria dos processos de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-08-30

Cómo citar

Santos, F. F. C. dos, & Sarmento, A. G. M. (2021). O MUNDO REAL COMO FORÇA MOTRIZ NAS METODOLOGIAS ATIVAS. Fórum e etodologias tivas, 3(1), 326–343. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/42