METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FATEC ITAPETININGA
Palabras clave:
ensino de sociologia, metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos, abordagem por problemas, projetos sociaisResumen
Este trabalho traz o relato de experiência do uso das metodologias ativas PBL e abordagem por projetos sociais no contexto da disciplina de Sociedade e Tecnologia do Curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga. Acredita-se que estes dois métodos em sala de aula possibilitam ao educando a aprendizagem significativa dos conhecimentos sociológicos, ao proporcionar a elaboração deum pensamento crítico-reflexivo sobre os problemas sociais e a proposição de soluções tecnológicas para a transformação de suas realidades comunitária e local. Foi aplicado um questionário auto avaliativo com as turmas do segundo semestre de 2020, que analisaram e avaliaram a aplicação do método no componente curricular. A aplicação dos métodos tem mostrado resultados satisfatórios no que se refere ao desenvolvimento de competências e habilidades como a resolução de problemas, o trabalho em equipe, a busca de conhecimento por meio da pesquisa e a autoaprendizagem, além do estímulo ao empreendedorismo social. Os resultados, ainda parciais, demonstram que a abordagem por projetos sociais pode ser encarada como o método mais viável para o ensino dos conhecimentos humanístico-sociais, mas com aplicação em outras áreas do conhecimento também.