METODOLOGIA BASEADA EM PROBLEMAS: SIMULADORES PARA APLICAÇÃO DA INTERNET DAS COISAS
Palabras clave:
metodologia ativa, simulador, redes de computadores, internet das coisasResumen
A inovação tecnológica aplicada na educação e as metodologias ativas de aprendizagem tem potencializado o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos nas disciplinas técnicas utilizando ferramentas e modelos de aprendizado aplicados à computação em nuvem, a conteúdo de mídia áudio visual, simuladores e aplicativos. A aquisição de habilidades cinestésicas e cognitivas é valiosa para a educação tecnológica devido à necessidade de implementar soluções complexas com rapidez e precisão. A utilização de simuladores fornece um aprendizado consistente na resolução de problemas encontrados no cotidiano das empresas e para a aquisição de habilidades em uma combinação de várias teorias de aprendizado que apoiam o domínio e desenvolvem a competência e a confiança dos alunos. Os resultados sugerem o potencial para que os simuladores educativos sejam um método de aprendizado eficiente na aquisição de conhecimentos e habilidades de tecnologias de redes de comunicação e informação.