CONTRIBUIÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores/as

  • Jade Helena Campos Augstroze Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Andrea Santos Liu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palabras clave:

ensino de química, radioatividade, sala de aula invertida, ensino remoto

Resumen

No presente trabalho, foi ressaltada a relevância de metodologias ativas para estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFSP, abordando-se o tema Radioatividade e seus poluentes. Segundo Schneiders (2018), a sala de aula invertida permite ao estudante ser protagonista na construção do conhecimento e os professores atuarem na mediação deste processo. A sequência didática consistiu na disponibilização de uma videoaula e solicitação de pesquisas acerca do tema proposto previamente à aula dialogada, na qual ocorreu formalização dos conteúdos e discussões acerca da metodologia ativa. Durante a aula, foi disponibilizado um quadro colaborativo, que foi preenchido com as reflexões dos futuros professores, sobre o ensino de química, pós pandemia. Posteriormente, foi disponibilizado um formulário, a fim de avaliar seus conhecimentos acerca de metodologias ativas. Dos resultados obtidos, evidencia se a relevância do uso de estratégias didáticas que abordem plataformas digitais, para auxiliar no ensino e aprendizagem, a fim de tornar as aulas mais lúdicas e interativas. 

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Publicado

2018-07-20

Cómo citar

Augstroze, J. H. C., & Liu, A. S. (2018). CONTRIBUIÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA. Fórum e etodologias tivas, 3(1), 121–131. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/19