APRENDIZAGEM POR PROJETOS: autonomia e protagonismo para uma educação significativa

Autores/as

  • Alessandra Martins Etec Jaraguá

Palabras clave:

Metodologias ativas, Aprendizagem por projetos, Educação significativa

Resumen

O presente estudo é um relato de experiência, que teve por objetivo descrever um procedimento didático estruturado em métodos de ensino que destacam o papel autônomo e protagonista do aluno, para aprendizagem dos conteúdos de empreendedorismo, na Escola Técnica do Estado de São Paulo (Etec), situada no bairro de Jaraguá, município de São Paulo. O procedimento didático se deu com 32 alunos do segundo semestre do curso técnico em Administração. O método adotado pela professora desse curso foi o de aprendizagem por projetos, integrando diversos conhecimentos que formam o currículo do curso, denominados de bases tecnológicas. Os resultados da experiência consideram que a aprendizagem por projetos possibilitou o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas pelo curso, promovendo uma aprendizagem colaborativa e participativa, por meio da interdisciplinaridade e da investigação, considerando os alunos como o centro do processo de ensino e aprendizagem, as suas motivações e planos individuais de desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-04

Cómo citar

Martins, A. (2018). APRENDIZAGEM POR PROJETOS: autonomia e protagonismo para uma educação significativa. Fórum e etodologias tivas, 1(1), 115–119. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/180