O MODELO MENTAL DA PERMACULTURA COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Mário Sérgio Soléo Scalambrino FATEC Jacareí

Palabras clave:

Alfabetização ecológica, Permacultura na escola, Empreendedorismo socioambiental, Pensamento sistêmico

Resumen

O presente trabalho discorre sobre o emprego de Metodologias Ativas de Aprendizagem baseadas nos princípios da Permacultura, aplicadas em quatro unidades do Centro Paula Souza. Os projetos vêm sendo aplicados ininterruptamente desde 2009, em formato de Hora Atividade Específica (HAE) em horários de contraturno das aulas. A premissa principal visa organizar um grupo de estudantes para que se mobilizem na aplicação de técnicas de sustentabilidade em benefício do espaço escolar, enquanto aprendem, na prática, conteúdos básicos, técnicos, acadêmicos, organizacionais e de cidadania. Diferentes técnicas e soluções foram implantadas e manejadas, tais como: cisternas de captação de águas pluviais, sistemas de tratamento de efluentes, tintas e rebocos de baixo custo e baixo impacto ambiental, compostagem, hortas, fornos de barro e elementos de bioarquitetura. Uma pesquisa com egressos fornece resultados qualiquantitativos sobre as experiências vividas nas atividades durante o período em que foram alunos das instituições e participavam dos projetos de permacultura e alfabetização ecológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-04

Cómo citar

Scalambrino, M. S. S. (2018). O MODELO MENTAL DA PERMACULTURA COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM . Fórum e etodologias tivas, 1(1), 082–087. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/171