JOGOS DE EMPRESAS PARA APRENDIZAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DO INFOGAME

Autores/as

  • Alfredo Colenci Neto Faculdade de Tecnologia de São Carlos
  • Andrea Fernanda Prado Faculdade de Tecnologia de São Carlos

Palabras clave:

metodologias ativas, jogos empresariais, boardgame

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados de um projeto que culminou na criação de um boardgame, como ferramenta de metodologia ativa, voltada à aprendizagem de disciplinas relacionadas a temática de Sistemas de Informação (SI). Apesar das vastas publicações e trabalhos acadêmicos apresentando os benefícios da aplicação de jogos empresariais em sala de aula, não se tem relatos de experiências especificamente voltadas para o ensino do componente curricular de S.I. Diante desta constatação, foi modelado e criado, durante doze meses, um jogo de empresas denominado InfoGame, entendido como forma de apoiar diretamente o processo de ensino-aprendizagem deste importante tema. O resultado deste trabalho, na forma de jogo, está sendo submetido ao pedido de privilégio de patente e seus resultados, coletados após sua aplicação em duas turmas do curso superior tecnológico de gestão empresarial, apontam para sua efetiva aprovação, como instrumento de apoio aos métodos usuais de ensino-aprendizagem. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Colenci Neto, A., & Prado, A. F. (2023). JOGOS DE EMPRESAS PARA APRENDIZAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DO INFOGAME . Fórum e etodologias tivas, 4(1), 133–146. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/155