RETEXTUALIZAÇÃO EM TEXTO MULTIMODAL DIGITAL: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO POR MEIO DA METODOLOGIA ATIVA DE STORYTELLING

Autores/as

  • Rose Aparecida Costa Souza Oliveira Instituto Federal do Pará

Palabras clave:

Aprendizagem por tarefas, Retextualização, Multimodalidade Digital

Resumen

O presente trabalho busca apresentar o resultado de uma experiência em sala de aula com retextualização de conto para História em Quadrinho (HQ). O objetivo principal foi retextualizar o conto “Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector através de HQs, para promover o multiletramento. Tomou-se como referencial teórico os pressupostos de Vygotsky (1999), com a teoria das interações sociais; de Rojo (2007), com a teoria dos multiletramento, de Geraldi (1985), com o processo de interlocução entre texto e o leitor, dentre outros. A metodologia adotada foi a aplicação de uma sequência didática por meio da metodologia ativa de storytelling. Os resultados demonstraram que os alunos desenvolveram a habilidade de leitura, escrita e de transposição didática, assimilando conceitos de letramento digital e literário e de retextualização de forma satisfatória.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Oliveira, R. A. C. S. (2023). RETEXTUALIZAÇÃO EM TEXTO MULTIMODAL DIGITAL: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO POR MEIO DA METODOLOGIA ATIVA DE STORYTELLING . Fórum e etodologias tivas, 4(1), 250–265. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/148