REMOÇÃO DE CORANTES EM EFLUENTES LÍQUIDOS E O USO DE METODOLOGIA ATIVA EM CURSO TECNICO DE MEIO AMBIENTE

Autores/as

  • Edgard Robles Tardelli Etec Piedade
  • Katiane de Morais Gasperin Etec Piedade

Palabras clave:

metodologias ativas, corantes, adsorção, biomassa

Resumen

A metodologia ativa em uma aula é o “método ativo” de utilizar problemas como fonte de aprendizagem através da “ação” motivada com fatos do cotidiano e ou conhecimento prévio adquirido pelo aluno. Dessa forma, este trabalho possui o objetivo de relatar uma experiência aplicada ao curso integrado do ensino médio técnico em Meio Ambiente da Etec de Piedade. Para isso, foi utilizado um tema norteador “Tratamento de corantes em efluentes por meio do uso de biomassa”, dessa maneira, foram realizadas pesquisas bibliográficas, atividades práticas, discussões em grupos e tratamento dos dados obtidos. Durante a atividade a avaliação dos discentes ocorreu de forma contínua, observando as habilidades e as competências tecnológicas e socioemocionais. Os resultados da atividade foram satisfatórios, pois foi possível identificar o aumento da frequência, notas e redução da evasão, a motivação se mostrou evidente quando solucionavam os problemas em cada etapa do desenvolvimento da atividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Tardelli, E. R., & Gasperin, K. de M. (2023). REMOÇÃO DE CORANTES EM EFLUENTES LÍQUIDOS E O USO DE METODOLOGIA ATIVA EM CURSO TECNICO DE MEIO AMBIENTE. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 240–249. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/147