APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (ABP) NO DIAGÓSTICO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
Palabras clave:
Metodologias ativas de ensino, gestão do clima organizacional, gestão de pessoas, recursos humanosResumen
A partir da disciplina de Gestão do Clima Organizacional do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (TGRH) da Fatec – Pastor Enéas Tognini com discentes do 3º. semestre, organizouse uma Atividade Autônoma de Projeto (AAP), relacionada aos conteúdos da disciplina. O objetivo foi diagnosticar a percepção de discentes de instituição privada de ensino superior sobre satisfação no trabalho. Utilizou-se a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a partir da simulação de uma consultoria na área de gestão de pessoas. A consultoria selecionou as variáveis do clima organizacional, elaborou o instrumento de pesquisa, tabulou, analisou e apresentou os dados obtidos. Como resultado pode-se destacar a constituição de seis equipes e a análise de dezoito variáveis do clima organizacional. A ABP como metodologia ativa de aprendizagem despertou o interesse dos discentes para a realização de um diagnóstico real e estimulou a participação individual e colaborativa na busca de soluções.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Fórum de Metodologias Ativas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.