APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS INTEGRADORES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Sidnei de Lima Júnior Etec João Maria Stevanatto

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Projeto Integrador, Ensino Superior

Resumen

Esta pesquisa investiga a proposta de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) estruturada na forma de projetos em uma disciplina proveniente de uma instituição pública de ensino superior paulista que utiliza da Educação a Distância (EaD). Desta forma buscamos por meio de bases teórico metodológicas vigentes em ABP evidenciar possíveis aproximações e distanciamentos expressos na estrutura utilizada como projeto integrador (PI), em uma das disciplinas compartilhadas entre diferentes cursos desta instituição. Para isso elaboramos e aplicamos um questionário semiestruturado, junto à responsável pela estruturação da disciplina de projeto integrador por meio de entrevista por videoconferência. A análise da transcrição da entrevista evidencia vários distanciamentos da proposta de trabalho do PI em relação à ABP, sinalizando a eminente necessidade de uma ampla revisão da estrutura metodológica adotada nesta disciplina, bem como, a capacitação teórico-metodológica dos responsáveis pela elaboração da metodologia de trabalho utilizada nesta disciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Lima Júnior, S. de. (2023). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS INTEGRADORES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 027–037. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/130