APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE PROJETO DE NAVEGAÇÃO E INTERAÇÃO
Palabras clave:
Aprendizagem Baseada em Projetos, Design Thinking, Design Centrado no UsuárioResumen
No Curso Superior Tecnológico em Sistemas para Internet (CSTSI) da Fatec Araras há a proposta de que em cada semestre as componentes curriculares trabalhem em conjunto para que os estudantes possam desenvolver um projeto interdisciplinar. Com o curso em fase de implantação, a primeira vez que este projeto tomou lugar no quarto ciclo ocorreu durante o primeiro semestre de 2019. Para tanto, foi elaborada a proposta de que os alunos desenvolvessem uma aplicação web que abordasse no mínimo dois aspectos: a) design de uma interface de usuário e; b) desenvolvimento de uma aplicação para armazenar, recuperar, alterar e excluir informações em um banco de dados. Neste relato apresento como as metodologias ativas, em particular a Aprendizagem Baseada em Projetos, foram articuladas na componente curricular de Projeto de Navegação e Interação para que os alunos concretizassem seu projeto, mas também para que exercitassem competências essenciais ao perfil do egresso, tomando contato com as ferramentas e paradigmas metodológicos do Design Thinking e do DesignCentrado no Usuário.