APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE PROJETO DE NAVEGAÇÃO E INTERAÇÃO

Autores/as

  • Leonardo Souza de Lima Fatec Araras Antonio Brambilla

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Design Thinking, Design Centrado no Usuário

Resumen

No Curso Superior Tecnológico em Sistemas para Internet (CSTSI) da Fatec Araras há a proposta de que em cada semestre as componentes curriculares trabalhem em conjunto para que os estudantes possam desenvolver um projeto interdisciplinar. Com o curso em fase de implantação, a primeira vez que este projeto tomou lugar no quarto ciclo ocorreu durante o primeiro semestre de 2019. Para tanto, foi elaborada a proposta de que os alunos desenvolvessem uma aplicação web que abordasse no mínimo dois aspectos: a) design de uma interface de usuário e; b) desenvolvimento de uma aplicação para armazenar, recuperar, alterar e excluir informações em um banco de dados. Neste relato apresento como as metodologias ativas, em particular a Aprendizagem Baseada em Projetos, foram articuladas na componente curricular de Projeto de Navegação e Interação para que os alunos concretizassem seu projeto, mas também para que exercitassem competências essenciais ao perfil do egresso, tomando contato com as ferramentas e paradigmas metodológicos do Design Thinking e do DesignCentrado no Usuário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-07-20

Cómo citar

Lima, L. S. de. (2018). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE PROJETO DE NAVEGAÇÃO E INTERAÇÃO. Fórum e etodologias tivas, 3(1), 50–59. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/11