METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES NO CURSO DE ELETRÔNICA
Keywords:
PBL, STEM, Ensino Tecnológico ProfissionalizanteAbstract
As práticas de metodologia ativa foram desenvolvidas com alunos do ensino técnico em eletrônica na Etec de desenvolver a competência de interpretar a relação entre a variação das grandezas elétricas com o campo magnético. Para compartilhar os resultados, foi realizado um brainstorm, onde os alunos em grupo definiram os principais conhecimentos assimilados. A outra experiência teve como objetivo investigar o funcionamento e a inserção de um componente em um circuito eletrônico. Esta atividade foi desenvolvida com a metodologia STEM. Na sistematização foi utilizada a técnica de ensino por investigação, onde cada grupo organizou e descreveu o conhecimento desenvolvido referente ao novo componente. Para quantificar os resultados e realizar uma avaliação qualitativa foi desenvolvido um questionário no programa Forms da Microsoft. Foi possível diagnosticar que na atividade PBL sobre magnetismo, 60% dos alunos consideram o resultado como bom e 20% como excelente. Na atividade STEM relacionada a conhecer novos componentes eletrônicos, 30% dos alunos consideraram como bom e 50% como excelente os resultados da aprendizagem. Foi possível constatar que os alunos aprovaram a utilização das atividades de metodologia ativa no ensino técnico. Nos comentários descritos sobre as atividades eles citam algumas frases que são a base desta proposta: autonomia, compartilhar o conhecimento, buscar soluções. Esta metodologia traz uma nova abordagem para desenvolver o conhecimento referente ao magnetismo e a montagem de circuitos com a utilização de novos componentes, onde foi possível tornar a aprendizagem mais clara e concisa. O grande valor de um professor é quando ele consegue tornar a aprendizagem fácil. Para ensinar, precisamos aprender e buscar atualização sempre.