PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA SOBRE A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Authors

  • Norberto Aranha Universidade de Sorocaba
  • Waldemar Bonventi Júnior Fatec Sorocaba José Crespo Gonzales

Keywords:

Sala invertida, TBL, Mapa conceitual, Metodologia ativa

Abstract

O ensino de exatas que tradicionalmente caracteriza-se por suas aulas expositivas, com escassez de aulas dinâmicas que estimulem o aprendizado de outra forma que não seja a memorização de conteúdo, tem sido modificado através da utilização de metodologias ativas, que coloca o estudante na condição de protagonista do seu próprio aprendizado; desenvolvendo e estimulando o seu conhecimento cognitivo sua habilidade de pensar e solucionar problemas. A metodologia ativa promove uma maior aprendizagem conceitual, estimula os estudantes a desenvolver a aprendizagem construtiva e colaborativa. Norteado por essas questões, o presente trabalho relata a percepção dos estudantes com relação à aplicação de metodologia ativa na disciplina Ciência e Tecnologia dos Materiais, oferecida no terceiro semestre do curso de Engenharia Mecânica de uma instituição de ensino superior sediada na cidade de Sorocaba-SP. As aulas foram norteadas pelas metodologias Team Based Learning (TBL) e Sala Invertida (Flipped Classroom). Como ferramenta para a organização do conteúdo estudado, os alunos utilizaram o Mapa Conceitual. O estudo foi realizado por meio de questionário respondido pelos estudantes ao final do semestre. De forma geral os resultados indicam que a mudança no modelo de aula utilizando Metodologias Ativas foi positiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-12-04

How to Cite

Aranha, N., & Bonventi Júnior , W. (2018). PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA SOBRE A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS . Fórum e etodologias tivas, 1(1), 130–134. etrieved from https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/183