PEDAGOGIA EMPREENDEDORA COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICANDO AVALIAÇÃO MEDIADORA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS E MAPAS MENTAIS

Authors

  • Antonio Sergio Bernardo Faculdade de Tecnologia de Sorocaba José Crespo Gonzales

Keywords:

Pedagogia Empreendedora, Aprendizagem Significativa, Avaliação Mediadora, Mapas Conceituais, Mapas Mentais

Abstract

O objetivo é: Proporcionar Aprendizagem Significativa com Metodologia Ativa a alunos ingressantes. O desafio está nos Conhecimentos Prévios, pois os ingressantes têm origens diversas e conhecimentos incertos. Utilizou-se a abordagem Sala de Aula Invertida. O referencial teórico consiste em abordagens integradas à Metodologia Ativa, que são: Pedagogia Empreendedora, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Mapas Mentais, Quadrantes do Modelo Integral, Dinâmica dos Conhecimentos, Metodologia Scrum e Design Thinking. No contexto da Metodologia Ativa, constituiuse um denominador comum com a sinergia das abordagens do Referencial Teórico, e a prática didática foi articulada a partir de uma Atividade Diagnóstica. Em seguida há o relato da sequência didática para alcançar o objetivo considerado. O resultado essencial foi a transformação da aprendizagem passiva tradicional em aprendizagem ativa significativa, com base em um diagnóstico das condições individuais dos alunos ingressantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-06-30

How to Cite

Bernardo, A. S. (2023). PEDAGOGIA EMPREENDEDORA COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICANDO AVALIAÇÃO MEDIADORA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS E MAPAS MENTAIS. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 187–202. etrieved from https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/143