Aprendizagem em equipes sobre perspectivas do Endomarketing: desafio team based learning (TBL)

Autores

  • Patrícia Sales Patrício FATEC Ipiranga

Palavras-chave:

Team based learning (TBL), Brainstorming, desenvolvimento de competências, endomarketing, metodologias ativas

Resumo

Este relato de experiência descreve a atividade intitulada “Desafio TBL”. Aplicada para estudantes do quarto semestre do curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Fatec Ipiranga, a atividade utilizou a metodologia ativa team based learning (TBL, aprendizagem baseada em times). O “Desafio TBL” tem o objetivo de refletir individualmente e debater em equipe as perspectivas do Endomarketing (marketing para público interno de organizações). Entre as dificuldades encontradas, a principal foi gerenciar o tempo. Ao fim da aula, os estudantes avaliaram individualmente o processo e consideraram que integração, trabalho em equipe e comunicação foram os principais pontos fortes da atividade (e são, justamente, as competências desenvolvidas). Para os próximos semestres, o “Desafio TBL” deve ser aprimorado, somando a metodologia ativa flipped classroom (sala de aula invertida).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-11-2019

Como Citar

Patrício, P. S. (2019). Aprendizagem em equipes sobre perspectivas do Endomarketing: desafio team based learning (TBL). Fórum e etodologias tivas, 2(1), 059–065. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/73