METODOLOGIA ATIVA APLICADA EM UM CURSO TÉCNICO POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Autores

  • Michele Lopes da Cruz Universidade Nove de Julho
  • Willians dos Santos Lúcio Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Palavras-chave:

Metodologia, Ativa, Interdisciplinaridade, Aprendizagem, colaborativa

Resumo

Atualmente é fundamental a prática de aprendizagem colaborativa, visto que, esta prática aproxima as pessoas, faz com que o conhecimento se multiplique e as prepara para lidarem com as diversidades que existem na sociedade. Esta prática de ensino facilita aos alunos o desenvolvimento e discernimento do trabalho em equipe, a elevação e a multiplicação dos saberes individuais e alcançar valores como o respeito recíproco. A técnica também protege a liberdade de cada participante de exibir suas ideias, se manifestar e falar espontaneamente. Este artigo apresenta os conceitos de aprendizagem colaborativa, o conceito de interdisciplinaridade, e analisa um caso de interdisciplinaridade na atividade colaborativa, apresentado o passo a passo da execução, a finalização da atividade, os resultados alcançados com a atividade e um questionário respondido pelos alunos sobre a prática desse tipo de atividade.

Atualmente é fundamental a prática de aprendizagem colaborativa, visto que, esta prática aproxima as pessoas, faz com que o conhecimento se multiplique e as prepara para lidarem com as diversidades que existem na sociedade. Esta prática de ensino facilita aos alunos o desenvolvimento e discernimento do trabalho em equipe, a elevação e a multiplicação dos saberes individuais e alcançar valores como o respeito recíproco. A técnica também protege a liberdade de cada participante de exibir suas ideias, se manifestar e falar espontaneamente. Este artigo apresenta os conceitos de aprendizagem colaborativa, o conceito de interdisciplinaridade, e analisa um caso de interdisciplinaridade na atividade colaborativa, apresentado o passo a passo da execução, a finalização da atividade, os resultados alcançados com a atividade e um questionário respondido pelos alunos sobre a prática desse tipo de atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

30-08-2021

Como Citar

Cruz, M. L. da, & Lúcio, W. dos S. (2021). METODOLOGIA ATIVA APLICADA EM UM CURSO TÉCNICO POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA: . Fórum e etodologias tivas, 3(1), 226–239. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/31