PROTOTIPAGEM COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA EM CURSOS DE GESTÃO

Autores

  • Alfredo Colenci Neto Fatec São Carlos

Palavras-chave:

Prototipagem, Oficina de prototipagem, Design thinking

Resumo

Este trabalho aborda a experiência real no uso das metodologias ativas de ensinoaprendizagem como recurso didático na formação crítica para solução de problemas. Criou-se uma dinâmica, voltada a disciplina de Informática com ênfase em gestão de negócios – Atividade Autônoma de Projeto (AAP) ministrada no 1º semestre do curso de Gestão Empresarial que possui como meta encorajar os alunos a idealizar um negócio inovador na área de tecnologia. Como forma de proporcionar uma visão prática para a aula de prototipagem foi desenvolvida uma dinâmica na qual o aluno deve criar soluções e posteriormente criar um protótipo para solucionar um problema até então desconhecido. Nesta atividade, o aluno passa por todas as fases do Design Thinking utilizando-se de matérias de escritório ou materiais reciclados como caixa de leite, cola, revistas, cartolina, entre outros. Após três turmas sendo aplicada essa dinâmica, percebe-se os resultados positivos na experiência prática da aula como o aumento da motivação e a formação de uma visão voltada a solução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-12-2018

Como Citar

Colenci Neto, A. (2018). PROTOTIPAGEM COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA EM CURSOS DE GESTÃO . Fórum e etodologias tivas, 1(1), 139–142. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/185