APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: case do Curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de Lorena - USP
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos, Desenvolvimento de Competências, Educação em EngenhariaResumo
O curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP) possui três disciplinas específicas de projeto: Projeto Integrado de Engenharia de Produção I (PIEP I), Projeto Integrado de Engenharia de Produção II (PIEP II) e Projeto Integrado de Engenharia de Produção III (PIEP III). PIEP I é oferecida no primeiro semestre e tem como objetivo introduzir os ingressantes de um curso de engenharia em um projeto básico com um tema genérico e amplo. PIEP II é oferecida no quarto semestre e visa colocar o aluno para trabalhar em projetos relacionados a problemas reais propostos por empresas de pequeno e médio porte da região ou pela própria universidade. PIEP-III é oferecida no sétimo semestre e tem um objetivo similar ao de PIEP II, mas problemas de maior robustez técnica em empresas de pequeno/médio porte da região. Esse artigo apresenta o modelo de Aprendizagem baseada em Projetos (ABP) que vem sendo usado na EEL-USP por intermédio destas três disciplinas específicas de projeto. Uma análise detalhada será apresentada referente a vários fatores que envolvem as três disciplinas, visando destacar os pontos em comuns e as diferenças entre elas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Fórum de Metodologias Ativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.