INOVAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: COMO FAZER O DIFERENTE E EMERGENCIAL SE TORNAR MOTIVADOR?
Palabras clave:
Ensino remoto, Aprendizado dinâmico, Ensinar, Aprender, Computação, Metodologia ativaResumen
A partir da apresentação deste relato sobre o uso de diferentes metodologias e procedimentos didáticos no ensino remoto para aumentar o número de alunos síncronos às aulas, este artigo visa apresentar um relato das práticas pedagógicas nas disciplinas de Estrutura de Dados II e da disciplina de Laboratório de Estrutura de Dados II no Curso Superior de Bacharel em Ciência da Computação, oferecido pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, em sua modalidade 100% presencial e de ensino integral com o uso de novas tecnologias e suas respectivas inovações, em meio às transformações digitais e o momento pandêmico vivenciado neste curso no ano letivo de 2021, no qual, foi possível observar a alteração da postura dos discentes e docentes universitários sobre sua relação com o ensinar e o aprender. Como resultado, houve o aumento do percentual de alunos síncronos nas aulas online, de 50 para 84% além do desenvolvimento pedagógico alicerçado no planejamento e no diálogo docente-discente de forma que, ao estreitar as relações o ganho foi de ambos os lados, reduzindo o número de alunos em recuperação contínua, a evasão e aumento da taxa de concluintes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Fórum de Metodologias Ativas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.