Team Based Learning: uma proposta para projeto integrador
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Team Based Learning, língua inglesa, tecnologia, projeto integradorResumo
Este relato refere-se a um projeto integrador realizado durante as aulas de língua inglesa, em uma turma do 3º semestre do curso de Redes de Computadores da Fatec Osasco, Prefeito Hirant Sanazar. A partir da metodologia ativa Team Based Learning (MIKAELSEN, 2002), a professora propôs a leitura do livro de leitura Seasons and Celebrations (MAGUIRE, 2008). A partir daí, foi solicitado a delimitação de um tema: Halloween. Os alunos realizaram pesquisas individuais. Foram formados grupos e iniciaram as atividades de discussão e debate sobre o tema. Na etapa seguinte, os grupos produziram textos em inglês e, a partir da seleção dos materiais, criaram um website com textos informativos sobre o tema e atividades interativas. A produção final foi exposta no Fatec ExpoWeek. Os alunos tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e interagir em inglês. O projeto foi uma integração da língua inglesa e das disciplinas técnicas aplicadas no produto final.