Metodologias ativas aplicadas ao ensino de algoritmos e lógica de programação

Autores

  • Sérgio Luiz Banin FATEC São Paulo

Palavras-chave:

Algoritmos, lógica de programação, metodologias ativas, aula invertida, ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

O ensino de algoritmos e lógica de programação esbarra nas dificuldades que os alunos demonstram quando iniciam seus estudos no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. As turmas iniciantes costumam ter alto grau de miscigenação: comportando alunos sem conhecimentos prévios, passando pelos que conhecem algo a respeito, chegando aos que são profissionais da área e decidem tardiamente cursar uma faculdade buscando maior progressão na carreira. Este cenário impõe um desafio ao educador que ao mesmo tempo deve ser capaz de passar os conteúdos para os que nada conhecem do assunto, enquanto mantém motivados os demais. É neste contexto que se insere a experiência de que trata este relato e que é avaliada pelos participantes como bem-sucedida. São descritas práticas fundamentadas em metodologias ativas com destaque para aula invertida e aprendizagem baseada em problemas, apoiadas por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) desenvolvido pelo autor para suprir suas necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-11-2019

Como Citar

Banin, S. L. (2019). Metodologias ativas aplicadas ao ensino de algoritmos e lógica de programação . Fórum e etodologias tivas, 2(1), 176–182. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/91