Metodologias ativas: eficácia e contribuições para a aprendizagem e a inovação da prática docente

Autores

  • Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

metodologias ativas, eficácia, aprendizagem, inovação, prática docente

Resumo

O presente relato tem como objetivo refletir sobre as condições que determinam a eficácia das metodologias ativas, a saber: instrumentalidade e objetivos de aprendizagem; tempo e espaço; e interações entre os sujeitos envolvidos (professor e alunos). As vivências das técnicas se deram por meio de oficinas no componente curricular “Seminário Avançado” do curso de doutorado em Educação: Currículo da PUC/SP. Com base na técnica da “Sala de Aula Invertida”, que possibilitou a participação e o engajamento da turma com utilização proveitosa dos recursos tecnológicos da informação e da comunicação, bem como a organização do tempo e espaço fora e dentro da sala de aula, pode-se atestar que as metodologias ativas funcionam e contribuem significativamente para a aprendizagem individual e coletiva dos sujeitos. Espera-se que essa discussão, reforce a necessidade de inovação das práticas na docência universitária para que, concretamente, tenham sentido e façam a diferença para a formação dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-11-2019

Como Citar

Cordeiro, R. de J. A. M. (2019). Metodologias ativas: eficácia e contribuições para a aprendizagem e a inovação da prática docente. Fórum e etodologias tivas, 2(1), 163–168. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/89