Método 300 e Socrative: uma experiência com o uso da Metodologia ativa aliada à tecnologia no ciclo básico das engenharias

Autores

  • Pedro Paulo Sena Passos UNISUAM
  • Flávia da Silva UNISUAM

Palavras-chave:

metodologias ativas, ciclo básico das engenharias, tecnologia, socrative, método 300

Resumo

As metodologias ativas vêm sendo centro de discussão para a implementação e aprimoramento por várias instituições de ensino. Uma delas é o “Método 300”, criada em 2013 pelo Professor Ricardo Fragelli da Universidade de Brasília (UnB), motivado pelo alto índice de reprovação nas suas turmas de Cálculo 1 do ciclo básico das engenharias. Trate-se de uma metodologia baseada em aprendizagem ativa e colaborativa em que alunos que se destacam na primeira avaliação ajudam os que tiveram pior desempenho e são bonificados de acordo com o avanço dos integrantes da sua equipe. A utilização da tecnologia através do programa Socrative, classificado como uma das TICs (Tecnologias da informação e educação), tornou o método bem mais atrativo e dinâmico, pois os resultados das avaliações foram fornecidos instantaneamente. A experiência fornece a opinião dos alunos sobre as metodologias ativas através de pesquisa pelo Google Forms e os gráficos gerados pelo aplicativo. Os resultados são mostrados através de dados importados pelo Excel.

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Publicado

23-11-2019

Como Citar

Passos, P. P. S., & Silva, F. da. (2019). Método 300 e Socrative: uma experiência com o uso da Metodologia ativa aliada à tecnologia no ciclo básico das engenharias. Fórum e etodologias tivas, 2(1), 149–155. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/87