Estratificação da turma para formação de grupos: relato de experiência de sucesso com uma nova metodologia ativa
Palavras-chave:
metodologia ativa, estratificação, ensino, aprendizagem, gruposResumo
Este artigo tem por objetivo relatar uma experiência com uma nova metodologia ativa de ensino e aprendizagem, baseada na estratificação da turma para divisão de grupos de trabalho, aplicada em doze classes diferentes durante um período de quatro semestres. Partindo do princípio de que os alunos não são iguais e que, se distribuídos numa curva normal, podem ser estratificados segundo sua facilidade com a disciplina, a técnica aplicada consiste em promover essa estratificação na turma, dividindo-a em grupos de trabalho que tenham representantes de todas as faixas estratificadas e conceder tratamento diferenciado aos alunos de cada estrato. Com um total de 257 alunos que cursaram pelo menos 75% das aulas ministradas 254 foram aprovados com bom desempenho e apenas três foram reprovados por baixo desempenho. Ao final observou-se participação ativa, interesse da grande maioria dos alunos no desenvolvimento dos trabalhos solicitados e entregas muito acima das expectativas, com excelentes resultados de aprendizado e ótimo nível técnico desenvolvido pelos alunos. Diante dos resultados animadores obtidos com a aplicação desta metodologia, é possível que ela possa ser utilizada e replicada com algumas poucas adaptações em outras disciplinas do ensino superior ou em outras instâncias, desde o ensino fundamental até a pós-graduação.