Aprendizagem baseada em projetos aplicada como avaliação no curso de Gestão da Tecnologia da Informação através de seminários temáticos
Palavras-chave:
aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem significativa, comunicação, interdisciplinaridade, tecnologia da informaçãoResumo
O relato é de uma atividade avaliativa oral aplicada aos alunos ingressantes da Fatec Mococa do curso de Gestão da Tecnologia da Informação na disciplina Comunicação e Expressão, que ocorreu no primeiro semestre de 2019. A tarefa teve como objetivo estimular o desenvolvimento do aluno no que se refere ao ser pesquisador (na medida em que tem autonomia para se tornar protagonista do seu próprio saber), ao ser orador (visto que é fomentada a sua habilidade de expressão oral em público) e ao ser social (tendo em vista que vislumbra a importância de seu papel em um grupo social ou de trabalho). Assim sendo, aplicamos a avaliação tendo como referência a aprendizagem baseada em projetos, cujos resultados puderam ser vistos nas apresentações dos alunos, que demonstraram postura e conhecimento sobre o assunto, inclusive sanando as dúvidas dos colegas, evidenciando posicionamento autônomo em relação à sua própria aprendizagem.