Aprendizagem baseada em projetos: relato sobre o desenvolvimento de Carvão Ativado da cinza de cana-de-açúcar

Autores

  • Jéssica Gonçalves Souza Etec Prof. Carmelina Barbosa

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em projetos [ABP], Metodologias Ativas, Educação profissional, Técnico em Química, Sustentabilidade

Resumo

O presente trabalho aborda uma experiência de aprendizagem baseada em projetos [ABP] desenvolvida com alunos do curso Técnico em Química na Escola Técnica Estadual [Etec] Profa. Carmelina Barbosa, em Dracena/SP. De acordo com a literatura especializada, trata-se de uma abordagem pedagógica sistêmica, que envolveria os alunos na aquisição de conhecimentos e competências por meio de um processo de investigação de questões complexas, de tarefas autênticas e da geração de produtos. O projeto objetivou a produção, entre os alunos, de carvão ativado da cinza do bagaço de cana-de-açúcar, para a substituição do carvão ativado de uso comercial, possibilitando diminuir os custos de filtros caseiros e destinar adequadamente os resíduos da fabricação do etanol. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-11-2019

Como Citar

Souza, J. G. (2019). Aprendizagem baseada em projetos: relato sobre o desenvolvimento de Carvão Ativado da cinza de cana-de-açúcar . Fórum e etodologias tivas, 2(1), 047–052. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/71