Aplicação da metodologia project based learning (PBL): um estudo de caso no curso de tecnologia em gestão da produção industrial

Autores

  • Flávia Morini Garcia FATEC Itapetininga
  • Isolina Maria Leite de Almeida FATEC Itapetininga

Palavras-chave:

Project Based Learning (PBL), Metodologias Ativas, Competências

Resumo

Os avanços tecnológicos e o novo perfil dos alunos são algumas das razões pelas quais muitas instituições estão repensando seus processos de ensino e de aprendizagem. Por isso, as metodologias ativas de aprendizado estão sendo cada vez mais utilizadas por instituições de ensino superior no Brasil como uma ferramenta no novo paradigma das dificuldades da educação atual. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência na aplicação da metodologia Project Based Learning (PBL), desde o primeiro semestre de 2018, no curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia Professor Antônio Belizandro Barbosa Rezende (Fatec), em Itapetininga (SP). Foram utilizados três projetos, em específico, para exemplificar a aplicação da metodologia e os resultados obtidos. A metodologia PBL aplicada, nos três semestres em estudo, foi capaz de gerar competências muito desejadas pelo mercado de trabalho como: perfil hands on, iniciativa, senso de urgência e prioridade, planejamento, liderança, inovação, entre outras. Além disso, foi capaz de promover a interdisciplinaridade de áreas específicas do curso e, muitas vezes, exigiu que os alunos buscassem conhecimentos de outras áreas para a execução de seus projetos. Foi possível observar a evolução acadêmica e o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-11-2019

Como Citar

Garcia , F. M., & Almeida, I. M. L. de. (2019). Aplicação da metodologia project based learning (PBL): um estudo de caso no curso de tecnologia em gestão da produção industrial. Fórum e etodologias tivas, 2(1), 014–020. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/66