Adaptando a sala de aula invertida ao perfil do aluno de Administração Geral de um curso de graduação tecnológica do turno noturno
Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa, Educação, Ensino-Aprendizagem, Metodologia ativaResumo
O presente trabalho apresenta a implantação da metodologia da sala de aula invertida, aplicada à disciplina de Administração Geral, para os alunos do primeiro semestre, de um curso de graduação tecnológica do turno noturno. O método foi adaptado à realidade e necessidades dos alunos, em sua maioria jovens, trabalhadores, oriundos da escola pública. As atividades extraclasse foram reduzidas a tarefas curtas de fácil acesso, para que o problema tempo não fosse empecilho ao envolvimento do aluno. A dinâmica orientada pelo professor em sala garantiu o comprometimento e motivação dos alunos que participaram ativamente do processo. Os resultados demonstram uma aprovação 25% maior do que o obtido pelas turmas anteriores em que o método não foi aplicado. As avaliações aplicadas durante o processo permitiram o acompanhamento do aproveitamento da turma pelo professor, demonstrando uma apropriação maior do conteúdo durante o processo de ensino-aprendizagem.