PROJETOS EM APRENDIZAGEM E SERVIÇO: UMA EXPERIÊNCIA COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DE DIFERENTES PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Andresa Sartor Harada Universidad Europea del Atlántico
  • Juliana Azevedo Gomes Universidad Internacional de La Rioja

Palavras-chave:

Aprendizagem e Serviço, Projetos, Competências, Ensino Superior, Docência

Resumo

Este estudo analisa a percepção dos professores relacionada ao desenvolvimento de competências docentes a partir de projetos em Aprendizagem e Serviço (ApS). O ApS é uma metodologia ativa que combina aprendizagem acadêmico e formação para a cidadania e para a responsabilidade social. Embora o foco destes projetos seja geralmente a aprendizagem dos estudantes, as experiências em ApS permitem uma construção global e holística do conhecimento. Esta experiência foi iniciada com a formação prévia dos professores de diferentes países da América Latina, estudantes de um programa de pós-graduação em educação, em uma oficina de desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem e Serviço, a fim de realizar a formação necessária para que pudessem aplicar esta metodologia em suas respectivas práticas docentes. Posteriormente, esta investigação, baseada num paradigma misto, aplicou um questionário semiestruturado a 34 membros do grupo anterior, que confirmaram sua participação ativa em projetos ApS num contexto universitário. Os resultados mostram uma percepção positiva dos professores, em relação à aquisição de competências relacionadas coma cidadania e a responsabilidade civil, temas centrais de desenvolvimento nesta gama de projetos. No entanto, o estudo adverte para a necessidade de formação específica para o melhor aproveitamento em sala de aula desta metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

Harada, A. S., & Gomes, J. A. (2021). PROJETOS EM APRENDIZAGEM E SERVIÇO: UMA EXPERIÊNCIA COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DE DIFERENTES PAÍSES DA AMÉRICA LATINA. Fórum e etodologias tivas, 3(1), 427–434. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/55