GINCANA INTEGRAÇÃO - ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO – MULTIVERSO DA LOUCURA LITERÁRIA

Autores

  • Ricardo Aparecido Dias Etec de Piedade
  • Célia Andressa Leite Lopes Penteado Fernandes Etec de Piedade

Palavras-chave:

Gincana, Cultura, Transformação

Resumo

O jovem que chega ao Ensino Médio Técnico se depara com uma carga de 17 a 18 disciplinas distintas anualmente, totalizando aproximadamente quatro mil horas ao final do curso, entre a base técnica e propedêutica. Diante disso, os discentes encontram docentes com diversas práticas pedagógicas, que variam entre o tradicionalismo e o construtivismo. Observa-se que os alunos têm um aproveitamento e absorção de conhecimento mais enriquecedor quando o ambiente proporciona práticas diferenciadas, empreendedoras e inovadoras dentro e fora da sala de aula. Existem diversos estudos sobre as relações das competições e agregações sobre o pensamento, inteligência e desenvolvimento intelectual. A ideologia de implementação da gincana na Etec de Piedade está relacionada à teoria Piagetiana, que considera que as formas de pensamento se constroem na interação da criança/adolescente com os objetos, através da ação. O sujeito conhece o objeto, assimilando-o a seus esquemas. Correlacionando com a teoria, a realização acontece devido à necessidade de construir uma forma de sociedade (interna na sala e entre salas) que passa a reorganizar e reconstruir esses esquemas, diversificando-os, diferenciando-os e combinando-os. Incentivar uma disputa saudável, organizada, promovendo processos de planejamento e controle dentro de temáticas diversas e envolvendo bases pedagógicas e técnicas, evidencia que o desenvolvimento de competências se mostra mais eficaz quando o indivíduo é inserido nesta prática e estímulo de suas conexões humanas.

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Publicado

10-01-2025

Como Citar

Dias, R. A., & Fernandes, C. A. L. L. P. (2025). GINCANA INTEGRAÇÃO - ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO – MULTIVERSO DA LOUCURA LITERÁRIA. Fórum e etodologias tivas, 5(1), 127–136. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/470