GINCANA INTEGRAÇÃO - ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO – MULTIVERSO DA LOUCURA LITERÁRIA
Palavras-chave:
Gincana, Cultura, TransformaçãoResumo
O jovem que chega ao Ensino Médio Técnico se depara com uma carga de 17 a 18 disciplinas distintas anualmente, totalizando aproximadamente quatro mil horas ao final do curso, entre a base técnica e propedêutica. Diante disso, os discentes encontram docentes com diversas práticas pedagógicas, que variam entre o tradicionalismo e o construtivismo. Observa-se que os alunos têm um aproveitamento e absorção de conhecimento mais enriquecedor quando o ambiente proporciona práticas diferenciadas, empreendedoras e inovadoras dentro e fora da sala de aula. Existem diversos estudos sobre as relações das competições e agregações sobre o pensamento, inteligência e desenvolvimento intelectual. A ideologia de implementação da gincana na Etec de Piedade está relacionada à teoria Piagetiana, que considera que as formas de pensamento se constroem na interação da criança/adolescente com os objetos, através da ação. O sujeito conhece o objeto, assimilando-o a seus esquemas. Correlacionando com a teoria, a realização acontece devido à necessidade de construir uma forma de sociedade (interna na sala e entre salas) que passa a reorganizar e reconstruir esses esquemas, diversificando-os, diferenciando-os e combinando-os. Incentivar uma disputa saudável, organizada, promovendo processos de planejamento e controle dentro de temáticas diversas e envolvendo bases pedagógicas e técnicas, evidencia que o desenvolvimento de competências se mostra mais eficaz quando o indivíduo é inserido nesta prática e estímulo de suas conexões humanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ricardo Aparecido Dias, Célia Andressa Leite Lopes Penteado Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.