CÍRCULOS DE APRENDIZAGEM – FERRAMENTAS ANDRAGÓGICAS COM FOCO NA VALORIZAÇÃO DO SER E DA CONEXÃO HUMANA
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Aprendizagem significativa, Educação ensino superiorResumo
Os Círculos de Aprendizagem Parcial (CAP) e Círculos de Aprendizagem de Qualificação (CAQ) foram concebidos para serem utilizados em projetos PBL (Aprendizagem Baseada em Projetos e também em Problemas). Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto que desenvolveu estas 2 ferramentas (CAP e CAQ) e sua aplicação em disciplinas de 4 cursos da Fatec, lapidando as dinâmicas. Dentre os resultados mais importantes estão a eficiência para conduzir à aprendizagem significativa, ao protagonismo dos alunos, a oportunidade de incluir os mais tímidos ou com dificuldades emocionais, em espaço seguro para a construção coletiva da solução ao problema ou projeto proposto. Além da aprendizagem de conteúdos técnicos, merece destaque, em tempos de aumento de casos de depressão e transtornos emocionais, o poder da dinâmica para a reconexão humana, pelo fortalecimento da autoestima quando o aluno percebe que sua opinião, seus valores e conhecimentos são úteis e reconhecidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luís Antônio Galhego Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.