APLICAÇÃO DO JOGO “FÁBRICA DE CANETAS” COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL

Autores

  • Aparecida Massako Tomioka Centro Paula Souza

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Fábrica de Canetas, Aprendizagem por jogos

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência da aplicação do jogo “Fábrica de Canetas” no Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial visando explorar o potencial dessa ferramenta educacional para o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. A prática consistiu na simulação de uma linha de produção para a montagem de canetas esferográficas, culminando na formação de lotes para comercialização. Baseado no trabalho de Rodrigues, Tavares e Elias (2019) foram avaliados o engajamento dos alunos e suas motivações por meio de questionários. Os alunos puderam identificar gargalos e propor soluções que melhoraram o processo e os tempos de produção. Os resultados sugerem que a integração de jogos como ferramentas pedagógicas pode enriquecer significativamente o processo educacional, demonstrando eficácia no desenvolvimento de habilidades essenciais e na promoção de um ambiente de aprendizado colaborativo e engajador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-01-2025

Como Citar

Tomioka, A. M. (2025). APLICAÇÃO DO JOGO “FÁBRICA DE CANETAS” COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL. Fórum e etodologias tivas, 5(1), 039–050. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/462