OFICINAS DE EMPREENDEDORISMO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

Autores

  • Aparecida Massako Tomioka ETEC Itaquera II

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Competências Socioemocionais, Metodologias Ativas

Resumo

A crise sanitária mundial tem contribuído para quebra de paradigmas em todos os setores da sociedade e impactou a educação em todo o mundo. No Brasil, este cenário pandêmico fez crescer as incertezas e inseguranças por parte de nossos alunos e educadores, por um lado, por ter que se adaptar as novas ferramentas tecnológicas em um curto espaço de tempo e, por outro lado, o stress, a insegurança e o medo impactando nos processos de ensino-aprendizagem. Neste contexto, as práticas pedagógicas que abordam o desenvolvimento de competências socioemocionais passam a ser uma ferramenta que vai além do propósito de formar o indivíduo contemporâneo para o mundo do trabalho, mas cria condições de auxiliá-lo a enfrentar os desafios cotidianos. Este relato de experiência apresenta o desenvolvimento destas competências por meio de oficinas de empreendedorismo, com o objetivo de potencializar essas competências. Os resultados alcançados refletiram um melhor desempenho destes alunos no desenvolvimento dos trabalhos pós-oficinas, assim como, bom relacionamento interpessoal e assiduidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Tomioka, A. M. (2023). OFICINAS DE EMPREENDEDORISMO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 173–186. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/142