A PESQUISA CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS, IMPACTOS E APLICAÇÕES

Autores

  • Camila Martinelli Fatec Guaratinguetá
  • Vanessa Cristhina Gatto Fatec Guaratinguetá

Palavras-chave:

Letramento Científico, Metodologias Ativas, Feedback, Plano de Ensino

Resumo

Este artigo aborda a utilização de Metodologias Ativas em atividades que promovem o Letramento Científico (LC) na formação de tecnólogos no curso de gestão da produção na unidade da Fatec Guaratinguetá / SP, com foco no protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Essas metodologias favorecem uma compreensão mais aprofundada dos conceitos científicos, especialmente quando aplicadas na prática e na resolução de problemas reais. A partir da perspectiva dos estudantes, o estudo investiga o impacto de um plano de ensino estruturado em torno do desenvolvimento de um artigo científico em etapas, avaliando como essa abordagem contempla elementos cruciais para a construção do conhecimento. Entre os aspectos analisados estão: a transformação de teorias em conhecimento, desempenho e organização sistêmica, comunicação e relações interpessoais, feedback e orientação, além da utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs) em ambientes colaborativos. Os resultados demonstram a relevância dessas estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades práticas e transversais, essenciais para a qualificação profissional dos futuros tecnólogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-01-2025

Como Citar

Martinelli, C., & Gatto, V. C. (2025). A PESQUISA CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS, IMPACTOS E APLICAÇÕES. Fórum e etodologias tivas, 5(1), 025–038. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/461