IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA: O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR NA TRANSIÇÃO DE METODOLOGIA

Autores

  • Carlos Célio Matheus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Robson A. Tino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

metodologia ativa, ensino superior, transição de metodologia, aula invertida

Resumo

Este trabalho é recorte de uma pesquisa de mestrado, que propõe estudar o processo de implementação da metodologia, sala de aula invertida, por professores de matemática decursos de engenharias em uma Instituição privada da cidade de São Paulo. Foco na transição de metodologia, tradicional (aulas expositivas) para metodologia ativa, sala de aula invertida (SAI).Com o objetivo de entendimento das particularidades deste processo, foram realizadas junto à cinco professores de exatas, entrevistas semiestruturadas gravadas, transcritas e a partir destes relatos são feitas análises discursivas para cada situação. É possível eleger questões recorrentes como as que faltaram entendimentos: da proposta; do sentido desta metodologia, das bases pedagógicas que sustentam a SAI, da metodologia ativa, entre outros. Treinamentos aconteceram, mas, segundo relatados, estiveram focados na dinâmica da aplicação e não nos pilares pedagógicos que sustentam a metodologia SAI. Diante deste cenário, se percebe insegurança e falta de engajamento no modelo.

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

Matheus, C. C., & Tino, R. A. (2021). IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA: O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR NA TRANSIÇÃO DE METODOLOGIA. Fórum e etodologias tivas, 3(1), 215–225. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/30