DO FOTOJORNALISMO À CARTA ABERTA: UM RELATO DEPRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICAESTADUAL

Autores

  • Paulo Alexandre Filho Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp - Marília/SP
  • Daniela Nogueira de Moraes Garcia Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp - Marília/SP

Palavras-chave:

metodologias ativas, aprendizagem baseada em projeto (ABP), protagonismo juvenil, método de melhoria de resultados (MMR), WhatsApp

Resumo

Este relato tem como objetivo descrever uma experiência vivenciada na rede pública estadual, durante as aulas de Língua Portuguesa, com uma turma do 9º ano, em 2019. A partir da implementação do método de melhoria de resultados (MMR), os professores de língua materna propuseram a utilização da aprendizagem baseada em projetos (ABP) como forma de promover o protagonismo e o engajamento dos alunos. Para este relato, optamos pela pesquisa ação (TRIPP, 2005) com metodologia de abordagem qualitativa e amparamo-nos nos estudos de Folleto e Costa (2021), Severo (2020), Moran (2018) e Bacich (2015) como subsídio para nossa fundamentação teórico-metodológica. Utilizamos o aplicativo WhatsApp, bem como a pesquisa de campo para fins de registro e acompanhamento das ações desenvolvidas no transcorrer das aulas como instrumentos de coleta. Os resultados preliminares apontam para uma participação mais efetiva e autônoma dos estudantes quando se trata da implementação de metodologias ativas no processo de construção do conhecimento.

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

Alexandre Filho, P., & Garcia, D. N. de M. (2021). DO FOTOJORNALISMO À CARTA ABERTA: UM RELATO DEPRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICAESTADUAL. Fórum e etodologias tivas, 3(1), 162–173. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/24