PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA SOBRE A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Palavras-chave:
Sala invertida, TBL, Mapa conceitual, Metodologia ativaResumo
O ensino de exatas que tradicionalmente caracteriza-se por suas aulas expositivas, com escassez de aulas dinâmicas que estimulem o aprendizado de outra forma que não seja a memorização de conteúdo, tem sido modificado através da utilização de metodologias ativas, que coloca o estudante na condição de protagonista do seu próprio aprendizado; desenvolvendo e estimulando o seu conhecimento cognitivo sua habilidade de pensar e solucionar problemas. A metodologia ativa promove uma maior aprendizagem conceitual, estimula os estudantes a desenvolver a aprendizagem construtiva e colaborativa. Norteado por essas questões, o presente trabalho relata a percepção dos estudantes com relação à aplicação de metodologia ativa na disciplina Ciência e Tecnologia dos Materiais, oferecida no terceiro semestre do curso de Engenharia Mecânica de uma instituição de ensino superior sediada na cidade de Sorocaba-SP. As aulas foram norteadas pelas metodologias Team Based Learning (TBL) e Sala Invertida (Flipped Classroom). Como ferramenta para a organização do conteúdo estudado, os alunos utilizaram o Mapa Conceitual. O estudo foi realizado por meio de questionário respondido pelos estudantes ao final do semestre. De forma geral os resultados indicam que a mudança no modelo de aula utilizando Metodologias Ativas foi positiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Fórum de Metodologias Ativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.