USO DE QUESTIONÁRIOS ON-LINE PROMOVE AUMENTO DO DESEMPENHO NO ENSINOAPRENDIZAGEM

Autores

  • Gustavo Coser Monteiro Dias FATEC Sertãozinho

Palavras-chave:

Sala de aula invertida, Protagonismo, Tutoria, Formulários

Resumo

É cada vez mais evidente a necessidade pela inovação das técnicas de ensinoaprendizagem na graduação dos mais variados cursos como, por exemplo, engenharia, medicina, tecnologia, entre outros. Dentre as metodologias ativas empregadas, a sala de aula invertida é uma das mais adotadas pelas instituições de ensino e pelos docentes. Esta metodologia, apoiada por formulários on-line, permitiu aos alunos da disciplina de Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) do campus de Sertãozinho, do curso de Manutenção Industrial, tornaram-se protagonistas do próprio aprendizado. Uma apostila didática foi preparada e paulatinamente disponibilizada aos alunos, conforme o tema. Para cada um destes foi preparado e aplicado um questionário on-line no início das aulas. Após responderem aos questionários os alunos eram reunidos em grupos para discutirem acerca do assunto, pautados nos erros e acertos obtidos. Além do aumento do índice de aprovação, foram desenvolvidas habilidades de comunicação e de trabalho em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-12-2018

Como Citar

Dias, G. C. M. (2018). USO DE QUESTIONÁRIOS ON-LINE PROMOVE AUMENTO DO DESEMPENHO NO ENSINOAPRENDIZAGEM . Fórum e etodologias tivas, 1(1), 098–101. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/176