ARRUME AS MALAS, VAMOS VIAJAR! USANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM UM PROBLEMA DE OTIMIZAÇÃO

Autores

  • Aldo Peres Campos e Lopes Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, PBL, ensino de Cálculo, cursos de Engenharia

Resumo

A disciplina Cálculo Diferencial e Integral I tem sido objeto de pesquisa por vários anos  e por vários motivos. Por exemplo, é necessário refletir nas causas e efeitos dos altos índices de  evasão e reprovação. Uma alternativa possível é o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como uma abordagem metodológica para essa disciplina. Há ainda poucas pesquisas a respeito do uso de ABP nessa no Cálculo. A fim de investigar a própria prática, com alunos de Engenharia, fizemos uma pesquisa tendo em mente a seguinte questão: Quais são as possibilidades do uso da ABP no ensino e aprendizagem de derivadas na disciplina de Cálculo 1?  Para o emprego da ABP, propusemos o seguinte problema para os alunos: qual é o tamanho ideal para uma bagagem de mão em uma viagem de avião? Esse problema envolve otimização aplicação de derivadas. Verificamos que a ABP é positiva para gerar e manter o interesse dos alunos, proporcionando um entrosamento entre os colegas a fim de solucionar o problema.  Além disso, eles percebem a necessidade de estudos adicionais, levando-os a serem mais autônomos em relação ao aprendizado. Apesar de trazer algumas situações inesperadas (desistência de alguns, tempo limitado, espaço não apropriado para grupos), constatamos que  a ABP é uma boa alternativa metodológica a ser empregada nos cursos de Engenharia na  disciplina de Cálculo 1, conectando o mundo real com a sala de aula e proporcionando um  melhor engajamento no aprendizado. 

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Publicado

20-07-2018

Como Citar

Lopes, A. P. C. e. (2018). ARRUME AS MALAS, VAMOS VIAJAR! USANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM UM PROBLEMA DE OTIMIZAÇÃO. Fórum e etodologias tivas, 3(1), 98–104. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/16