ARRUME AS MALAS, VAMOS VIAJAR! USANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM UM PROBLEMA DE OTIMIZAÇÃO
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, PBL, ensino de Cálculo, cursos de EngenhariaResumo
A disciplina Cálculo Diferencial e Integral I tem sido objeto de pesquisa por vários anos e por vários motivos. Por exemplo, é necessário refletir nas causas e efeitos dos altos índices de evasão e reprovação. Uma alternativa possível é o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como uma abordagem metodológica para essa disciplina. Há ainda poucas pesquisas a respeito do uso de ABP nessa no Cálculo. A fim de investigar a própria prática, com alunos de Engenharia, fizemos uma pesquisa tendo em mente a seguinte questão: Quais são as possibilidades do uso da ABP no ensino e aprendizagem de derivadas na disciplina de Cálculo 1? Para o emprego da ABP, propusemos o seguinte problema para os alunos: qual é o tamanho ideal para uma bagagem de mão em uma viagem de avião? Esse problema envolve otimização aplicação de derivadas. Verificamos que a ABP é positiva para gerar e manter o interesse dos alunos, proporcionando um entrosamento entre os colegas a fim de solucionar o problema. Além disso, eles percebem a necessidade de estudos adicionais, levando-os a serem mais autônomos em relação ao aprendizado. Apesar de trazer algumas situações inesperadas (desistência de alguns, tempo limitado, espaço não apropriado para grupos), constatamos que a ABP é uma boa alternativa metodológica a ser empregada nos cursos de Engenharia na disciplina de Cálculo 1, conectando o mundo real com a sala de aula e proporcionando um melhor engajamento no aprendizado.