PEDAGOGIA EMPREENDEDORA COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICANDO AVALIAÇÃO MEDIADORA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS E MAPAS MENTAIS

Autores

  • Antonio Sergio Bernardo Faculdade de Tecnologia de Sorocaba José Crespo Gonzales

Palavras-chave:

Pedagogia Empreendedora, Aprendizagem Significativa, Avaliação Mediadora, Mapas Conceituais, Mapas Mentais

Resumo

O objetivo é: Proporcionar Aprendizagem Significativa com Metodologia Ativa a alunos ingressantes. O desafio está nos Conhecimentos Prévios, pois os ingressantes têm origens diversas e conhecimentos incertos. Utilizou-se a abordagem Sala de Aula Invertida. O referencial teórico consiste em abordagens integradas à Metodologia Ativa, que são: Pedagogia Empreendedora, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Mapas Mentais, Quadrantes do Modelo Integral, Dinâmica dos Conhecimentos, Metodologia Scrum e Design Thinking. No contexto da Metodologia Ativa, constituiuse um denominador comum com a sinergia das abordagens do Referencial Teórico, e a prática didática foi articulada a partir de uma Atividade Diagnóstica. Em seguida há o relato da sequência didática para alcançar o objetivo considerado. O resultado essencial foi a transformação da aprendizagem passiva tradicional em aprendizagem ativa significativa, com base em um diagnóstico das condições individuais dos alunos ingressantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Bernardo, A. S. (2023). PEDAGOGIA EMPREENDEDORA COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICANDO AVALIAÇÃO MEDIADORA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS E MAPAS MENTAIS. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 187–202. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/143