INOVAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: COMO FAZER O DIFERENTE E EMERGENCIAL SE TORNAR MOTIVADOR?

Autores

  • Camila Baleiro Okado Tamashiro Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Palavras-chave:

Ensino remoto, Aprendizado dinâmico, Ensinar, Aprender, Computação, Metodologia ativa

Resumo

A partir da apresentação deste relato sobre o uso de diferentes metodologias e procedimentos didáticos no ensino remoto para aumentar o número de alunos síncronos às aulas, este artigo visa apresentar um relato das práticas pedagógicas nas disciplinas de Estrutura de Dados II e da disciplina de Laboratório de Estrutura de Dados II no Curso Superior de Bacharel em Ciência da Computação, oferecido pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, em sua modalidade 100% presencial e de ensino integral com o uso de novas tecnologias e suas respectivas inovações, em meio às transformações digitais e o momento pandêmico vivenciado neste curso no ano letivo de 2021, no qual, foi possível observar a alteração da postura dos discentes e docentes universitários sobre sua relação com o ensinar e o aprender. Como resultado, houve o aumento do percentual de alunos síncronos nas aulas online, de 50 para 84% além do desenvolvimento pedagógico alicerçado no planejamento e no diálogo docente-discente de forma que, ao estreitar as relações o ganho foi de ambos os lados, reduzindo o número de alunos em recuperação contínua, a evasão e aumento da taxa de concluintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Tamashiro, C. B. O. (2023). INOVAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: COMO FAZER O DIFERENTE E EMERGENCIAL SE TORNAR MOTIVADOR?. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 122–132. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/139