AVALIAÇÃO FORMATIVA BASEADA EM JOGOS: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO ENSINO DE INGLÊS PARA NEGÓCIOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

  • Diego Ribeiro Santos Faculdade de Tecnologia de Osasco “Prefeito Hirant Sanazar”

Palavras-chave:

avaliação formativa, aprendizagem baseada em jogos, inglês para negócios, metodologias ativas, graduação tecnológica

Resumo

Este artigo traz um relato de uma prática pedagógica aplicada em sala de aula e remotamente desenvolvida em duas instituições de ensino superior em cursos de graduação tecnológica na disciplina de inglês para negócios. Por meio da aprendizagem baseada em jogos, buscou-se como objetivo principal consolidar o aprendizado de itens gramaticais, vocabulário e expressões da área de negócios por meio de metodologias ativas mediadas por jogos digitais utilizados tanto em sala quanto remotamente. A avaliação formativa presencial e remota basearam-se em atividades variadas como: jogos de percurso; quizzes; jogos de memória; jogos de correspondência entre colunas; caçapalavras; palavras cruzadas, entre outros. A avaliação formativa baseada em jogos mostrou-se efetiva e positiva de acordo com a evidência coletada em sala de aula durante e após a prática de jogos na disciplina de inglês com foco em negócios nas turmas dos cursos investigados nesta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Santos, D. R. (2023). AVALIAÇÃO FORMATIVA BASEADA EM JOGOS: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO ENSINO DE INGLÊS PARA NEGÓCIOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 073–085. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/135