APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (ABP) NO DIAGÓSTICO DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Nilo Sergio Guidelli Fatec Pastor Enéas Tognini

Palavras-chave:

Metodologias ativas de ensino, gestão do clima organizacional, gestão de pessoas, recursos humanos

Resumo

A partir da disciplina de Gestão do Clima Organizacional do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (TGRH) da Fatec – Pastor Enéas Tognini com discentes do 3º. semestre, organizouse uma Atividade Autônoma de Projeto (AAP), relacionada aos conteúdos da disciplina. O objetivo foi diagnosticar a percepção de discentes de instituição privada de ensino superior sobre satisfação no trabalho. Utilizou-se a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a partir da simulação de uma consultoria na área de gestão de pessoas. A consultoria selecionou as variáveis do clima organizacional, elaborou o instrumento de pesquisa, tabulou, analisou e apresentou os dados obtidos. Como resultado pode-se destacar a constituição de seis equipes e a análise de dezoito variáveis do clima organizacional. A ABP como metodologia ativa de aprendizagem despertou o interesse dos discentes para a realização de um diagnóstico real e estimulou a participação individual e colaborativa na busca de soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Guidelli, N. S. (2023). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (ABP) NO DIAGÓSTICO DO CLIMA ORGANIZACIONAL. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 038–048. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/132