SETEMBRO AMARELO: PREVENÇÃO POR MEIO DO ACESSO À INFORMAÇÃO

Autores

  • Janine Ameku Neves Escola técnica Doutor Renato Cordeiro

Palavras-chave:

Depressão na adolescência, Laboratório de Investigação Científica, Midiaeducação, Aprendizagem por projetos, Componentes curriculares

Resumo

Embora seja um transtorno comum, a depressão atinge crianças, adolescentes e adultos com sintomas leves, moderados e até graves. Reconhecida como um problema de saúde mundial, diversas campanhas buscam conscientizar e prevenir a pior das consequências que é o suicídio. No ambiente escolar esta realidade também é latente, nem sempre diagnosticada e com falhas estruturais para acolhida nos casos de crises. O presente trabalho traz o tema conduzido durante as aulas do itinerário formativo e objetivou desenvolver as habilidades de pesquisa, reflexão e divulgação dos achados com apoio de mídias. Destaca-se o protagonismo e a colaboração dos discentes no levantamento e tratamento dos dados, discussão com base em fontes confiáveis, proposição de soluções por meio de canais de comunicação e palestra de divulgação. As rodas de conversas conduzidas no ambiente escolar e os destaques da revisão de literatura foram fundamentais para a sensibilização e intervenção na comunidade escolar reforçando o papel dos projetos integradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-01-2025

Como Citar

Neves, J. A. (2025). SETEMBRO AMARELO: PREVENÇÃO POR MEIO DO ACESSO À INFORMAÇÃO. Fórum e etodologias tivas, 5(1), 160–165. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/473