SETEMBRO AMARELO: PREVENÇÃO POR MEIO DO ACESSO À INFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Depressão na adolescência, Laboratório de Investigação Científica, Midiaeducação, Aprendizagem por projetos, Componentes curricularesResumo
Embora seja um transtorno comum, a depressão atinge crianças, adolescentes e adultos com sintomas leves, moderados e até graves. Reconhecida como um problema de saúde mundial, diversas campanhas buscam conscientizar e prevenir a pior das consequências que é o suicídio. No ambiente escolar esta realidade também é latente, nem sempre diagnosticada e com falhas estruturais para acolhida nos casos de crises. O presente trabalho traz o tema conduzido durante as aulas do itinerário formativo e objetivou desenvolver as habilidades de pesquisa, reflexão e divulgação dos achados com apoio de mídias. Destaca-se o protagonismo e a colaboração dos discentes no levantamento e tratamento dos dados, discussão com base em fontes confiáveis, proposição de soluções por meio de canais de comunicação e palestra de divulgação. As rodas de conversas conduzidas no ambiente escolar e os destaques da revisão de literatura foram fundamentais para a sensibilização e intervenção na comunidade escolar reforçando o papel dos projetos integradores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Janine Ameku Neves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.