ASTROGUIDE: CONECTANDO SABERES E TECNOLOGIAS

Autores

  • Fernanda Pereira Gomes Faculdade de Tecnologia de Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em projetos, Ensino técnico, Desenvolvimento de aplicativos, Habilidades técnicas, Competências socioemocionais

Resumo

Este relato descreve a experiência de aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos através do desenvolvimento do aplicativo educacional AstroGuide, conduzido por alunos do terceiro ano do Ensino Médio Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual de Cotia. O projeto tinha como objetivo criar uma ferramenta educacional voltada para incentivar o interesse dos alunos do ensino fundamental em astronomia, além de melhorar seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). O projeto foi selecionado para a 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), evidenciando seu valor educativo e tecnológico. Foram empregadas ferramentas tecnológicas como Android Studio e o editor de protótipos Figma, linguagens de programação como Java e SQLite para desenvolvimento do aplicativo. Além disso, o relato examina as competências adquiridas pelos alunos durante o processo, destacando o aprendizado prático e as habilidades técnicas desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-01-2025

Como Citar

Gomes, F. P. (2025). ASTROGUIDE: CONECTANDO SABERES E TECNOLOGIAS. Fórum e etodologias tivas, 5(1), 074–082. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/465