O ENSINO CONTÍNUO UNIDO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM CURSO TECNOLÓGICO

Autores

  • Jessica de Souza Faculdade de Tecnologia do Tatuapé - Victor Civita
  • Michelle Santos Rodrigues Faculdade de Tecnologia do Tatuapé - Victor Civita

Palavras-chave:

metodologias ativas, ensino contínuo, ensino lúdico, ensino tecnológico, materiais de construção civil

Resumo

 

As metodologias ativas têm se mostrado uma grande aliada no processo de ensino aprendizagem, especialmente no atual momento de pandemia. O ensino contínuo, ou seja, o ato de relembrar informações já ministradas em aula e o lúdico estão diretamente ligados ao processo de consolidação das informações. O objetivo desse trabalho foi adaptar tais técnicas ao ensino na disciplina de Materiais de Construção Civil I da Fatec Tatuapé e investigar os efeitos causados na aprendizagem. Para tanto, foram aplicadas às turmas atividades lúdicas como jogos online e os assuntos foram relembrados por meio de mapas mentais. Para avaliar a adaptação dos alunos aos métodos utilizados, foram aplicados questionários com perguntas sobre a visão dos alunos em relação a absorção de conteúdo, a satisfação com as práticas e as possíveis melhorias ou adaptações nas metodologias aplicadas. Todos os alunos afirmaram de forma anônima que as atividades tiveram um impacto positivo na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

Souza, J. de, & Rodrigues, M. S. (2021). O ENSINO CONTÍNUO UNIDO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM CURSO TECNOLÓGICO. Fórum e etodologias tivas, 3(1), 302–313. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/40