NARRATIVAS DIGITAIS: UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM CRIATIVA NO ENSINO DE PORTUGUÊS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA O ENSINO TÉCNICO SUPERIOR

Autores

  • Tânia Regina Exposito Ferreira Fatec Prefeito Hirant Sanazar
  • Sirley Ambrosia Vitorio Oliveira UNIP- Universidade Paulista

Palavras-chave:

metodologias ativas, aprendizagem criativa, comunicação, Scratch, formação

Resumo

Neste artigo relatamos uma experiência interdisciplinar desenvolvida com os discentes da Faculdade de Tecnologia Prefeito Hirant Sanazar (Fatec Osasco), nas disciplinas Lógica de Programação e Língua Portuguesa. A experiência teve como objetivo desenvolver o raciocínio sistemático e o trabalho colaborativo, competências e habilidades para a comunicação pessoal, acadêmica e profissional. Foram realizadas leituras dramatizadas, interpretação, discussão e escrita de textos, utilizando as tipologias descritiva, narrativa e expositiva, as quais foram codificadas em Narrativas Digitais, utilizando o software Scratch, baseado na aprendizagem criativa (Creative Learning) desenvolvido no Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab. Ao final do projeto obtivemos, como resultado, uma forte aceitação da metodologia de ensino aplicada, evolução quanto a participação e interesse dos alunos na compreensão de novo conceitos. As narrativas criadas foram apresentadas na Fatec Expo Week.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

Ferreira, T. R. E., & Oliveira, S. A. V. (2021). NARRATIVAS DIGITAIS: UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM CRIATIVA NO ENSINO DE PORTUGUÊS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA O ENSINO TÉCNICO SUPERIOR. Fórum e etodologias tivas, 3(1), 294–301. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/39