A APLICAÇÃO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA APLICADA NO CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos, Estatística, Engenharia de Software, Interação Humano Computador, Linguagem de Programação, Metodologias ativasResumo
O presente trabalho objetivou oportunizar aos alunos o desenvolvimento de habilidades de construir e reconstruir conhecimentos, de se organizar, de acessar informações, analisar e refletir, elaborar, construir competências profissionais, enfim, o projeto objetivou promover a construção da autonomia, utilizando o método Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) envolvendo quatro disciplinas de curso tecnológico de nível superior. As metodologias ativas constituem uma maneira de tornar o aluno protagonista no processo de ensino-aprendizagem, tornando o professor o ator facilitador, orientador e motivador desta arte. Com base nesse pressuposto foi proposta a utilização deste método no 3º semestre do curso tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade de Tecnologia de Franca/SP em que os alunos apresentaram um software de Estatística (produto), no final do semestre. Desta forma os alunos foram expostos a situações próximas das que encontrarão em sua futura profissão para que desenvolvessem as habilidades de análise, projeto e desenvolvimento de um sistema em arquitetura web de análises estatísticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Fórum de Metodologias Ativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.