UMA INTERVENÇÃO SOBRE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Autores

  • Priscila Borges Dalbem Gaspar Escola Técnica de São Roque

Palavras-chave:

Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aprendizagem Baseada em Projetos, Educação Sexual

Resumo

O tema sexualidade ainda é um tabu em nossa sociedade. Considerando a vulnerabilidade a que os jovens estão submetidos e compreendendo o papel da escola como um ambiente onde os adolescentes podem se informar, se expressar e compartilhar o que sabem ou as informações que acreditam estarem corretas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), observou-se a oportunidade de realizar este projeto junto aos alunos acerca desta temática, pois quem não possui o conhecimento adequado sobre ISTs e sobre relações sexuais podem estar correndo um alto risco de contaminação. Sendo assim, nos meses de maio e junho, realizou-se um projeto nas escolas técnicas de São Roque e Mairinque, e a partir de uma ação investigativa, a fim de identificar o que os jovens conhecem ou não sobre o assunto e assim criar uma oportunidade de abordá-lo de forma adequada. As turmas participantes responderam a um questionário inicial, para a verificação dos conhecimentos prévios. Além disso, por meio de uma caixa anônima, foram identificadas as dúvidas mais recorrentes entre os estudantes. A partir disso, os discentes do terceiro ano do ensino médio produziram materiais digitais com o intuito de responder a essas dúvidas, os quais foram postados numa página do Instagram, para o compartilhamento de informações obtidas por meio de pesquisas em fontes confiáveis. Após o desenvolvimento do projeto, aplicou-se um questionário, para mensurar as melhorias decorrentes da aprendizagem baseada em projeto. Percebeu-se que os acertos na segunda aplicação do questionário, em geral, foram maiores, o que indicou um resultado muito positivo em relação à metodologia ativa ABP, demonstrando que a aprendizagem se torna significativa ao aluno quando ele é o agente protagonista em seu processo de aprendizagem.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Gaspar, P. B. D. (2023). UMA INTERVENÇÃO SOBRE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 303–319. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/152